Doenças Inflamatórias Intestinais – Dieta

A maioria dos pacientes, quando entra em fase de remissão, pode levar uma vida praticamente normal.Algumas medidas alimentares podem ajudar a evitar as crises.

Habito Alimentar

Procure fazer pequenas refeições ao longo do dia. Alimente-se a cada 3 horas, sempre em pequenos volumes (por exemplo : café da manhã,lanche,almoço,lanche,jantar e ceia).

Preparo das refeições

Não use óleo para preparar seus pratos, use 1 colher de chá de manteiga ou azeite de oliva por panela.

  • temperos prontos teriam que ser evitados, assim como pimenta (pimenta do reino, pimentas em geral)
  • utilize cebola ou alho ralados ou espremidos, e sempre que possível use o Açafrão-da-terra no preparo das refeições, máximo 2 colheres de café por dia), em particular em preparações como ovo, feijão,arroz,sopas e molhos.

O que comer

Arroz e macarrão: evite os integrais.

Feijão: deixe de molho pelo menos 24 hs e jogue fora a água do remolho.Se ainda assim apresentar gases, bata o feijão no liquidificador e passe na peneira.Utilize apenas o caldo grosso.

Alimentos gordurosos: reduza o consumo de alimentos de origem animal, como embutidos,carnes gordas, pele de aves, leite integral, queijos amarelos,hamburger, almondegas e carnes empanadas prontas.

Evitar as frituras de qualquer natureza.

Carne vermelha: pode comer no máximo 2-3 vezes por semanas, mas procure reduzir o consumo. As carnes tem que ser magras e bem cozidas.Preferir carnes brancas e peixes.Os ovos podem ser uma boa fonte de proteínas.

Molho de tomate: use o molho fresco, natural, sem semente. Evite os industrializados e concentrados.

Bebidas: evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Alimentos ricos em fibra: desaconselháveis as folhas cruas e legumes crus. Prefira os vegetais cozidos. Brócolis e couve flor: não coma o caule, apenas as flores.

No lanche

Café: use o descafeinado e evite châ mate, châ preto e châ verde.

Pão: Evitar os integrais ou multicereais. Prefira o pão branco.

Frutas: Evite ingerir a parte fibrosa(casca, semente, bagaço), coma 3 porções ao dia.Os sucos naturais devem ser coados,evite o suco de laranja e o suco de uva quando estiver com diarreia.

Aveia: para os pacientes com Doença de Crohn em fase remissão da doença , o farelo de aveia pode ser utilizado, 2 colheres de sopa ao dia, também adicionado no leite sem lactose ou de soja, no caldo de feijão.

Leite: muitos pacientes apresentas intolerância ao leite.Neste caso procure usar leite desnatado sem lactose ou leite de soja.

 

Estilo de vida

  • Não fume
  • Procure ingerir 2 litros de água (8-10 copos) ao dia, longe das grandes refeições
  • Pratique atividade física moderada, 4 ou 5 vezes por semana, caminhada ou hidroginástica, mais nunca em jejum.
  • Não existe uma dieta própria para as doenças inflamatórias intestinais.Procure observar quais alimentos que lhe fazem mal e evite os que podem agravar os sintomas.
  • Controle seu peso para não ficar muito magro (desnutrido) ou acima do peso.
  • Evite na medida do possível situações de estresse no se dia

 

VERIFIQUE SEMPRE O ASPECTO DAS SUAS FEZES SEMPRE QUE UTILIZAR O VASO SANITÁRIO. SE NOTAR PRESENÇA DE SANGUE OU ALTERAÇÕES SEM JUSTIFICATIVA DO SEU HABITO INTESTINAL, CONSULTE SEU MÉDICO.

 

 

Fonte: Programa Viva Bem- Grupo de Coloproctologia UNICAMP– Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais-Gastrocentro