HPV anal é perigoso?

“Doutor, descobri que tenho verrugas próximas ao ânus, é grave?

A resposta que sempre eu dou para os meus pacientes é: sim e não. O HPV é um virus que pertence a uma família muito grande, dos papilomavirus. Como em todas as famílias, tem parentes “bonzinhos” e alguns que infelizmente não são bem intencionados.

Na família HPV, os sorotipos 6, 11, 16, 18, 31, 33, e 35 são os “malvados” e tem capacidade de causar lesões cancerosas. E tem algumas pessoas que tem estar mais preocupada de outras, mas falaremos disso em breve.

HPV é presente na pele perineal e perianal de cerca de 70% da população sexualmente ativa, e quanto mais parceiros você teve na vida, maior é a probabilidade de ser contaminado, e usar camisinha não serve, viu? O HPV se transmite por contato de PELE. Por isso estamos vacinando a garotada: com esta grande difusão da contaminação, precisa prevenir a infecção.

“Então Doutor Umberto, tenho que me preocupar?”

Sim, de maneira geral. A quantidade de preocupação que muda. Tem categorias de pessoas que tem mais risco de desenvolver uma infecção por HPV que pode levar ao cancêr; são as pessoas que tomar imunosupressores ou medicamentos que modulam a imunidade, transplantados, pessoas com HIV, profissionais do sexo (pela alta probabilidade de ser contaminados por cepa de alto risco) e pessoas que praticam sexo anal com MUITA frequência (hetero- e homosexual). Estas pessoas tem que estar mais preocupadas, e o tratamento sempre prevê biopsia/cirurgia de qualquer forma.

“Poxa Doutor!”

Calma! Apesar do HPV ter uma porcentagem de recidiva de 50 a 75%, o tratamento quase sempre resolve o problema.

Para saber mais sobre HPV anal, aconselho de ler a produção cientifica do Prof Palefsky, o maior pesquisador sobre o assunto no mundo.

Não se descuide, e agende uma consulta!